Qual a diferença entre Lucro Presumido e lucro real?
Lucro Presumido, por ser mais simples, é geralmente adotado por empresas de menor porte com receitas previsíveis, enquanto o LR é ideal para empresas maiores ou que têm uma gestão contábil mais complexa, necessitando de um regime tributário mais ajustado à sua realidade financeira.
Qual paga menos Imposto, lucro real ou presumido?
O mais indicado é optar pelo Lucro Real quando a sua margem de lucro for inferior a 32%, porque assim a sua empresa paga menos impostos do que no Lucro Presumido. Startups em fase de crescimento que gastam muito e ainda não atingiram um bom lucro efetivo podem se encaixar nesse regime.
Para quem é indicado o lucro real?
Assim, o regime tributário de Lucro Real é o mais indicado para empresas com margens de lucro reduzidas (menores do que 32%) ou com prejuízo. Geralmente, esse é o caso de grandes indústrias ou de empresas que possuem muitas despesas com matéria-prima, energia elétrica, aluguéis, entre outras.
Quais são os 4 regimes tributários?
No Brasil, as empresas podem optar por quatro regimes tributários: MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. O enquadramento define quais obrigações deverão ser cumpridas pelas organizações, além de determinarem uma série de outras especificidades.