skip to Main Content

3 aplicativos que ajudam a organizar os estudos

As soluções mais inteligentes para quem tem dificuldades para se alinhar a um planejamento de estudos

Passei! Esta é a palavra que todos querem dizer ao ver o resultado de um vestibular. Isso representa um progresso, mas também uma mudança radical de vida.

Somente em 2016, foram mais de 34 mil cursos de graduação ofertados em todo território nacional, segundo os dados do Censo da Educação Superior de 2016 feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Mas se você pensou que ser aprovado em um vestibular foi o maior desafio, se enganou. Tão importante quanto iniciar um curso é concluí-lo e para isso é fundamental um sistema de organização para os estudos.

Neste artigo vou apresentar os melhores aplicativos e softwares para se organizar nos estudos.

Evernote

Um espaço virtual para armazenar os arquivos inserir notas de informação e lembretes

Muitas pessoas já têm instalado esse aplicativo no celular sem saber qual a sua funcionalidade. É importante lembrar que ele está disponível para Android, iOS e Windows.

Você já pensou ter um armazenamento remoto de todas as suas informações de forma ilimitada? O Evernote cumpre essa finalidade. Nele você pode armazenar os arquivos que serão utilizados para seus estudos, desde anotações, PDF’s até mesmo fotos e vídeos.

Um dica interessante é que você poderá também compartilhar arquivos, o que facilita muito a gestão daqueles trabalhos em grupo. Caso você esqueça um trabalho, estará salvo no Evernote, se esquecer alguma atividade, basta consultar as anotações. E se você esquecer o seu computador e celular, poderá acessá-lo por outro dispositivo.

Google Drive

Os melhores recursos para criação e compartilhamento de trabalhos

O Google Drive é sem dúvida um dos produtos da Google de maior proveito para quem precisa se organizar com os estudos. Assim como o Evernote, ele é um espaço para armazenamento remoto, porém possui os programas essenciais para a vida universitária.

Google Docs

O google docs substitui tranquilamente o word da Microsoft. A facilidade de produção intuitiva permite uma escrita fluente. Possui um sistema de revisão ortográfica incrível e uma dinâmica de salvamento automática que torna impossível perder o progresso de qualquer conteúdo.

Planilhas Google

As planilhas, assim como o editor de textos, tem funções muito próximas às do Excel. Trabalha com fórmulas e uma infinidade de procedimentos. Com essa planilha, é possível fazer diversos planejamentos, organogramas, interações, entre outros.

Apresentações Google

É um arquivo para preparar apresentações em slides com diversos layouts prontos. Uma alternativa para quem deseja deixar o arquivo armazenado na internet.

Outras funcionalidades

Além desses serviços, o Drive ainda possui outras funcionalidades que possibilitam a elaboração de formulários, edição de imagens e criação de sites. É possível ainda compartilhar uma pasta com outros usuários para que possam editar um arquivo simultaneamente.

My Study Life

O seu planejador pessoal

Ter informações armazenadas no evernote e fazer trabalhos no Google Drive são de fato um grande passo para quem deseja saber como se organizar nos estudos. O My Study Life, porém,  apresenta a proposta de otimizar os estudos a partir de uma sondagem e organização do tempo de trabalho.

É um aplicativo disponível no Google Play que possui uma agenda onde podem ser incluídas todas as atividades, tarefas, trabalhos, aulas e prazos de entregas. O aplicativo ajuda a planejar e apresenta uma visão sobre a sua produtividade.

Mas nem tudo é só inovação

Essas três soluções não são suficientes, pois só funcionam com o empenho de quem as manuseia. Agora que a sua vida sofreu esse impacto, você precisa também considerar algumas mudanças, como por exemplo, ter o hábito de planejar o próximo dia antes de dormir. Assim, você conseguirá otimizar as atividades e otimizar o seu tempo. Quando menos pensar, com a ajuda desses aplicativos que ajudam a organizar os estudos combinado com muito empenho e determinação, você terá um diploma na mão.

 

Tiago Ocanha,

Cofundador do RH do Futuro

Publicado em 29 de Julho de 2018

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Quem está em busca de desafios constantes e um amplo…
Cresta Posts Box by CP