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5 características que um profissional de RH deve ter

Toda pessoa que atua, ou pretende atuar, numa determinada profissão tem curiosidade de saber as características essenciais que as tornam aptas para o ofício.

Um professor, por exemplo, precisa ter gosto pela sala de aula, pelo contato com os alunos, além de uma boa desenvoltura para repassar um conteúdo.

Poderíamos fazer diversas análises como esta, porém, neste post vamos falar das características que um profissional de RH deve ter para alcançar o sucesso.

Confira a lista e reflita sobre o que você já apresenta ou o que falta para atuar na gestão de pessoas.

As 5 características essenciais de um RH são:

Facilidade para lidar com pessoas

Conforme mencionamos no parágrafo anterior, o profissional de RH atua numa área hoje conhecida como gestão de pessoas.

Os interesses do setor, seus objetivos e suas conquistas têm como base os colaboradores (de todos os níveis), candidatos, membros da comunidade, etc.

Por isso, ter facilidade para lidar com pessoas, tanto em momentos tranquilos como críticos, é essencial para um RH.

Isolado, sem contatos e longe do dia a dia dos funcionários, o RH dificilmente terá sucesso em sua jornada.

Boa comunicação

Justamente por trabalhar essencialmente com foco nas pessoas, um profissional de RH precisa ser um comunicador de sucesso.

É claro que você não precisa ser um expert no assunto, um mestre de cerimônias, mas é importante ter, ao menos, uma boa desenvoltura para ouvir, conversar e transmitir informações para um indivíduo ou grupo.

Organização

As tarefas comuns do RH costumam ter prazos, por vezes apertados, e etapas a serem cumpridas.

Vamos tomar como exemplo um processo de seleção. Por mais longo que ele possa ser, o RH precisa cumprir as fases estabelecidas, inclusive para não frustrar o candidato.

Sabemos que, nos dias de hoje, raros são os profissionais que podem atuar somente em uma frente de trabalho. E isso não é diferente no RH.

Vemos profissionais que atuam no recrutamento, no desenvolvimento e até na gestão junto aos líderes.

Por isso otimizar o seu trabalho e se organizar são coisas essenciais na área.

Capacidade para lidar com diferentes situações

Atender às demandas de diferentes áreas de um negócio não é para qualquer um.

Esse dom é um dos diferenciais do RH que, ora realiza um recrutamento para o setor de finanças, ora faz o mesmo para o departamento de marketing

Sendo assim, todo profissional de RH deve estar preparado para lidar com situações e contextos distintos em seu dia a dia.

Com muita conversa, estudo e envolvimento, é possível dominar essa tarefa sem erros!

Visão de negócio

Já se foi o tempo em que um profissional – independente da área – dava valor apenas aos interesses de seu trabalho.

Logo, até o RH deve ter uma visão de negócio. Em outras palavras, ele deve saber alinhar os interesses de sua área aos objetivos da empresa em que trabalha.

Como uma contratação certa pode ajudar um time a produzir mais? Que habilidades faltam aos colaboradores, que podemos desenvolver e gerar mais resultados? Como a satisfação dos funcionários impacta nos resultados? Perguntas como essas devem fazer parte da sua rotina.

Com base nestes pontos, faça uma reflexão sobre o seu desempenho e busque desenvolver as características que um profissional de RH deve ter.

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Por Tiago Ocanha,

Cofundador do RH do Futuro

Publicado em 22 de Junho de 2018

 

 

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