null

Prefeitura de São Paulo divulga manual com informações sobre novo layout da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Rate this post

Prefeitura de São Paulo divulga manual com informações sobre novo layout da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Reforma tributária vai alterar sistemática de emissão da NFS-e no país

A Prefeitura de São Paulo disponibilizou nesta sexta-feira (15) um manual com informações sobre o novo layout da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), que será alterada no contexto da reforma tributária. A capital paulista manterá seu emissor de notas fiscais e as empresas estabelecidas no município seguirão utilizando o site da Nota Fiscal Paulistana ou o webservice para emitir o documento fiscal.

A implantação das alterações previstas na Reforma Tributária do Consumo (RTC) serão implementadas gradualmente: a sistemática de arrecadação do ISS não será alterada no próximo ano, mas a partir do dia 1º de janeiro de 2026 a emissão da NFS-e será realizada com campos adicionais relacionados à tributação do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e da CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços). Para que ocorra a apuração dos novos tributos, a Prefeitura de São Paulo fará o envio das informações ao Ambiente de Dados Nacional (ADN) para a apuração através do Comitê Gestor do IBS.

Confira no diagrama abaixo a previsão do fluxo de emissão e envio da nova Nota Fiscal de Serviço Eletrônica:

Entre os novos campos da NFS-e em vigor a partir de 2026 destacam-se o Código de Situação Tributária (CST) e o Código de Classificação Tributária (cClassTrib) do IBS e da CBS. A tabela com o detalhamento desses códigos pode ser obtida no Portal da Nota Fiscal Eletrônica. Outras informações também poderão ser obtidas nas notas técnicas relativas à Nota Fiscal de Serviços Eletrônica – NFS-e Nacional disponíveis em RTC — Portal da Nota Fiscal de Serviço eletrônica.

Manual – Para permitir a implementação das mudanças, a Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo lançou a versão 3.2 do Manual de Utilização do Web Service da NFS-e, que incorpora os novos agrupamentos e campos adicionados ao layout da NFS-e. O conjunto de campos apresentado neste documento resulta de estudos técnicos baseados no texto da Lei Complementar nº 214, de 16 de janeiro de 2025.

A divulgação desta nova versão do manual tem como objetivo permitir que as empresas prestadoras de serviços e os contribuintes possam conhecer o novo padrão previsto para entrar em vigor a partir de janeiro de 2026 e iniciar as adaptações de seus sistemas.

O manual apresenta arquivos modelos XSD que poderão ser utilizados para elaboração do novo layout da NFS-e municipal. Esses arquivos ainda não poderão ser validados no ambiente produtivo – está estimada para o final de setembro a liberação do serviço de teste para que os usuários possam iniciar as verificações de validação dos modelos.

A Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo informa que, mesmo mantendo seu emissor próprio de notas, tem adotado definições e orientações dos grupos de trabalho no âmbito da NFS-e Nacional para que haja compatibilidade entre os documentos fiscais.

Deixe um comentário

Recommended
Telemedicina, Saúde Digital e IA: O Futuro da Contabilidade Médica…
Cresta Posts Box by CP