skip to Main Content

Alternativas de trabalho para o profissional de RH

Toda empresa precisa de um profissional de RH, seja ela de pequeno porte, médio ou grande. Isso porque esse especialista em recursos humanos promove o funcionamento e o desenvolvimento de toda a área humana da empresa; fica sobre a sua função gerenciar a função de cada pessoa, além de efetuar contratação, aprimoramento, treinamento e etc.

 

Função do profissional de RH

O trabalho de RH tem também como função identificar novos talentos que vão fazer parte da empresa e assim selecionar os melhores que irão fazer parte da equipe, sempre prezando por aqueles que seguem as normas da empresa.

Por esse motivo o profissional de RH é um dos mais importantes profissionais de uma empresa. Ele é o responsável por gerenciar as pessoas.

Em qualquer lugar que o profissional de recursos humanos trabalhe, ele deve ter conhecimento do setor e saber todos os detalhes do negócio da qual a empresa está inserida, sendo capaz de exercer sua função da maneira mais eficiente possível.

 

Principais objetivos do profissional de RH

Quem busca uma carreira no setor de RH deve ter como principais objetivos:

  • Atrair;
  • Reter;
  • Engajar;
  • Desenvolver os funcionários da empresa.

E como tudo isso é feito? Com conhecimento na área, quem se formou em RH precisa identificar os profissionais qualificados a ocupar o determinado cargo na empresa, sempre tendo como foco o crescimento da corporação.

profissional de RH

 

Alternativas de áreas para atuação em RH

O profissional de Recursos Humanos tem muitas possibilidades para áreas de trabalho e isso vai depender de qual segmento ele pretende seguir. Quem entra nessa carreira pensa: Onde trabalhar RH?

Por isso, separamos algumas áreas de RH que mais empregam hoje no Brasil:

 

Recrutamento e Seleção

Bastante usada em empresas de médio e grande porte, o profissional de RH irá trabalhar recrutando e selecionando equipes.

Quem trabalha nesta área é responsável por divulgar as oportunidades, avaliar os currículos, realiza dinâmicas e entrevistas pessoais, seleção e contratação do candidato.

Por ser bastante importante em uma empresa, esse segmento do RH ainda continua sendo o que mais emprega na área, por isso se faz necessário cada vez mais pessoas com capacidades para atuar neste segmento.

 

Departamento Pessoal

Neste caso o profissional do RH tem a função de contratar pessoas, pagá-las, dar férias, demitir funcionários, distribuir vale-transporte e vale-alimentação, entre outras questões trabalhistas e previdenciárias.

Essa á uma área que merece toda a atenção, pois mexe em como o funcionário ou colaborador vai atuar dentro da empresa. Se ele se sentir enganado ou achar que a empresa não está sendo correta em algum sentido, vai deixar de produzir da forma plena e a culpa poderá cair em cima de quem atua no segmento RH.

 

Treinamento e Desenvolvimento

Quem tem facilidade em falar em público ou transmitir conhecimento e informações relevantes pode atuar com treinamento e desenvolvimento na área de RH.

Esses profissionais vão criar mecanismos de educação e desenvolvimento de pessoas para que elas possam estar capacitadas para atuar junto da empresa.

Outro detalhe de quem atua com treinamento e desenvolvimento é montar um mapa de quais são as necessidades fundamentais para que o desenvolvimento da empresa aconteça de modo pleno.

E com esses dados em mãos pode ser elaborado um treinamento personalizados para que cada colaborador melhore o seu desempenho dentro da empresa.

Independente da área que venha a atuar, o profissional de RH deve buscar métodos e ferramentas que possam integrar cada vez mais a equipe, gerando resultados satisfatórios a todos.

 

Por isso quem se especializa em RH está disposto a enfrentar os desafios da carreira e as diferentes mudanças que todo o processo do segmento passa, pois a forma que os funcionários e os colaboradores eram tratados antigamente ficou no passado.

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Para atuar na carreira de recursos humanos é importante saber…
Cresta Posts Box by CP