skip to Main Content

4 especializações que estão em alta na carreira de RH

Assim como em outras áreas de um negócio, a gestão de pessoas possui diversas ramificações de trabalho, que vão desde o processo de atração até o de retenção de funcionários.

No meio dessas duas pontas estão diversas políticas e práticas de recursos humanos, que exigem cada vez mais profissionais capacitados.

Pensando nisso e na crescente valorização do RH de empresas, apresentamos neste artigo 4 especializações que estão em alta na carreira de RH.

O que significa mostrar as demandas da área e como é exigido profissionais capacitados e aptos para executá-las.

Tais especializações podem ser desenvolvidas por meio de cursos de curta ou longa duração e também através da carreira (experiência profissional).

Confira:

Remuneração e benefícios

Mesmo que o salário não seja o único fator levado em consideração na hora de um candidato avaliar uma proposta, esse quesito ainda tem sua importância nas tarefas de atração e retenção de pessoas.

Ao profissional de RH incumbido desta tarefa, resta a missão de fazer boas propostas, mas também de ser competente em outros trabalhos.

Planos de cargos e salários, implantação e concessão de benefícios, bônus, remuneração variável, entre outros, estão dentro disso.

Sempre precisa ser levando em conta o orçamento, a estratégia empresarial e até mesmo a legislação.

Pode até parecer uma tarefa fácil, mas o profissional que atua neste setor lida com um ponto que é e sempre será crítico para a área.

Consultor Interno de RH (Business Partner)

Empresas de grande porte costumam ser divididas em diversas áreas de negócio. E, por vezes, tais áreas possuem demandas distintas em termos de gestão de pessoas.

Neste cenário que o consultor interno de RH ganha cada vez mais espaço.

Esse profissional se especializa e é alocado para atender uma área específica (finanças,  gestão, indústria) ou um braço do negócio.

As suas ações são direcionadas, ele age bem próximo aos tomadores de decisão. É comum ver um business partner trabalhando, em pé de igualdade, com os profissionais de gerência, dando a eles condições para que exerçam seu papel de liderança.

Gestão de pessoas de forma estratégica

Se por um lado há uma demanda por profissionais especialistas, por outro os generalistas também continuam em alta, RH de empresas que estão se estruturando optam por eles. Especialmente nos pequenos e médios negócios.

Uma visão (ou formação) estratégica dá ao profissional competência para desenvolver um trabalho alinhado às necessidades de um negócio, desde os processos de recrutamento até promoção, concessão de benefícios, expansão etc.

Com tal competência, o RH será capaz de fazer a companhia crescer e se desenvolver, juntamente com as pessoas.

Coaching

Seja numa empresa, seja como um profissional independente. O RH encontra boas oportunidades no coaching.

Visto como uma técnica que ajuda pessoas no atingimento de objetivos, o coaching pode ser aplicado no desenvolvimento de líderes, em definições de objetivos empresariais e  até mesmo no desenho da carreira de um profissional.

Por se tratar de uma ferramenta específica de treinamento, o coaching exige profissionais preparados, certificados e com boa vivência no setor de RH.

Seja nesta ou em outra especialização, lembre-se que o mercado reserva boas oportunidades para quem está na carreira de RH.

Esperamos que essas dicas sobre especializações em alta sejam úteis em sua construção pessoal.

Quer baixar nosso ebook gratuito? Clique no banner abaixo:

 

Por Tiago Ocanha,

Cofundador do RH do Futuro

Publicado em 22 de Junho de 2018

 

 

 

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Diversas pesquisas apontam que, na hora de decidir sobre uma…
Cresta Posts Box by CP