skip to Main Content

Não tenho experiência na área de RH, como proceder?

A busca pela experiência para ingressar no mercado de trabalho é algo que intimida alguns estudantes, pois na maioria das vezes as empresas solicitam que os candidatos possuam experiência na área.

Entretanto, diante deste quadro é essencial que analise as possibilidades que o mercado possui para alavancar a sua carreira e entrar no mercado mesmo sem ter experiência profissional.

Neste artigo citaremos algumas dicas para quem não possui experiência para ingressar no mercado de trabalho através de contratação, ou até mesmo de modo autônomo.

Ingressar no mercado de trabalho

Networking profissional

O networking profissional é a rede de contato que você possui para ter ainda mais oportunidades no mercado de trabalho, é importante que a amplie, principalmente os vínculos profissionais.

Uma maneira de ampliar seu networking profissional seria frequentar cursos e palestras, até mesmo as gratuitas.

Ferramenta virtual

     A principal ferramenta virtual é a internet, fazer uso dela para ingressar no mercado de trabalho é mais fácil do que se imagina.

     Um dos métodos para utilizar a internet é fazer o marketing do seu nome, através de textos e artigos em site da área de Recursos Humanos, até mesmo com a criação de um blog disponibilizando materiais, documentos ou planilhas úteis para ampliar seus contatos, se tornar mais conhecido e ter uma qualificação que poderá apresentar tanto em entrevistas de emprego quanto nas propostas de prestações de serviço.

Estágio e Trainee

     Outra alternativa para o ingresso no mercado de trabalho para quem não tem experiência é a inscrição em programas de estágios quando ainda estiver cursando o tecnólogo em RH, pois para estágios habitualmente não são exigidas experiências anteriores.

     O programa de trainee também é uma possibilidade para que está cursando o ensino superior, recém-formados ou com até dois anos após a formação, disponibilizando funções mais estratégicas. Para este programa há empresas que solicitam alguma habilidade complementar como uma língua estrangeira, sendo que dependendo da empresa não é necessário ter experiência.

Trabalhe em áreas intermediárias.

     Esteja aberto a possibilidades intermediárias, como exemplo trabalhar em uma função genérica como auxiliar administrativo/escritório, que te proporcionará uma experiência no ambiente corporativo além de adquirir uma base para ingressar na área de RH.

Arrisque!

     Sim, arrisque-se que pode valer muito a pena, você pode desenvolver atividades de modo autônomo e ter rendimentos além do esperado, como já mencionando a área de RH permite a realização de atividades dentro e fora das organizações, o que te possibilita expandir e explorar horizontes. Além dos rendimentos você irá enriquecer sua imagem profissional.

Redes sociais

As redes sociais têm uma grande utilidade para você que pretende ingressar na área de RH, sendo através das páginas e grupos do facebook, do Instagram e até mesmo do cadastro no linkedin, há a possibilidade de ampliar o seu networking e tomar conhecimento de novas oportunidades e vagas.

Assim como as demais áreas profissionais, para ingressar em RH nas empresas na maioria das vezes é necessário possuir experiência profissional. Acima citamos algumas possibilidades que permitirá que ingresse no mercado de trabalho mesmo sem possuir experiência profissional.

Dentre as alternativas apresentadas destacamos algo tido como arriscar através do trabalho de modo autônomo pessoal ou virtual, o que na realidade é uma tendência atualmente, pois a autopromoção profissional através de materiais sérios é algo positivo, transmitindo uma imagem profissional de conhecimento e criando a visão de que você está habilitado para o mercado de trabalho.

Ao se deparar com este questionamento de não possuir experiência profissional para ingressar na área de RH, lembre-se das dicas deste artigo e pratique-as com determinação.

Espero ter lhe ajudado com este artigo e sucesso!

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
O mercado de trabalho está aparentemente cada vez mais disputados…
Cresta Posts Box by CP