skip to Main Content

O profissional de RH e a frustração do mercado saturado

O mercado de trabalho está aparentemente cada vez mais disputados para todas as profissões.
Você já parou para analisar o quanto a área de recursos humanos está enquadrada nesta disputa e quais as possibilidades de suas áreas de atuação?
Antigamente o termo RH era aplicado a um departamento apenas de cálculos e fechamento de cartões de ponto, diferente do posto ocupado nos dias atuais com uma visão mais estratégica e humanizada.
A área de recursos humanos atual é mais voltada à gestão e ocupa uma posição de importância não somente dentro das organizações, mas em nosso cotidiano.
Nosso cotidiano? Isso mesmo, em todos os lugares há a necessidade de gerenciar o relacionamento pessoal e lidar com pessoas é uma das áreas mais relevantes desta profissão.
O profissional de RH deve estar voltado não somente para as organizações, mas para assimilar que onde existem pessoas existem divergências de ideias e certamente será necessário alguém para gerenciar essas divergências: Você!
O gerenciamento de conflitos pessoais, tanto dentro quanto fora das organizações, quando exercido pelo profissional de RH que adquiriu prévio conhecimento torna-se algo corriqueiro e espontâneo.

Podemos dizer então que a expressão para alcançar essa espontaneidade é: Estude, evolua e conquiste!

Como ingressar na carreira como profissional de RH com o mercado saturado?

Se desejar ingressar na área de recursos humanos você precisa estar atento às oportunidades mais sutis que possa haver.
Ao ingressar nos estudos para se tornar um profissional da área de gestão é necessário ampliar a sua visão quanto ao mercado de trabalho, pois exercer esta profissão vai além de questões judiciais e legais.
As áreas de atuação do profissional de Recursos humanos são diversas, dentre elas temos o recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e até mesmo na legislação e cálculos trabalhistas.

Abaixo estaremos mencionando algumas oportunidades para o profissional de RH além do ambiente convencional:

Área de recursos humanos

Recrutamento e seleção

Quando um processo de recrutamento e seleção é eficaz, é possível reduzir a rotatividade nas empresas e aumentar a rentabilidade.
A área de recrutamento e seleção tem como finalidade estudar o perfil dos candidatos e selecioná-los de acordo com perfil da vaga utilizando como ferramentas testes psicológicos, teóricos ou práticos além da entrevista pessoal habitual.
Entretanto como uma forma de adequar-se à área do RH do futuro, temos o recrutamento e seleção de modo virtual, onde o processo seletivo, desde a triagem dos currículos até a seleção do candidato, é realizado online podendo ser realizado com testes e até mesmo entrevistas por videoconferência com o profissional de recursos humanos e se necessário com gestores da área da vaga solicitada.
Ainda com o processo seletivo de modo virtual é relevante realizar o contato pessoal antes de finalizar e realizar a contratação do mesmo para o relacionamento pessoal antes da admissão do candidato.
Sendo esta uma das opções não convencionais para o profissional de RH: a prestação de serviço de recrutamento e seleção virtual tantos para grandes empresas quanto para pequenas organizações ou pessoas físicas.

Cargos e salários

A área de cargos e salários, apesar de ser extremamente importante para a gestão de pessoas dentro das organizações, muitas vezes tende a não ser desenvolvida, até mesmo pela ausência de tempo do profissional ou falha na distribuição das tarefas do setor, o que acarreta conflitos quanto aos cargos e salários dos empregados.
Este levantamento de informações quanto à descrição de cargo contribui para o plano de remunerações da organização, assim como a retenção de talentos.
A proposta às grandes empresas ou organizações menores demonstrando a importância que esta função possui, e a prestação deste serviço até mesmo de modo autônomo, também pode ser tida como uma opção não convencional para o profissional de RH.

Treinamento e desenvolvimento

Na área de treinamento e desenvolvimento temos a inclusão da retenção de talentos, um fator importante pois esta função realizada com eficácia irá influenciar na produtividade da organização.
A realização e acompanhamento de uma consultoria tanto virtual quanto presencial em relação aos treinamentos necessários dos empregados também pode ser tida como opção não convencional para o profissional de RH, além da ministração de cursos necessário para o desenvolvimento dos colaboradores.
Citamos acima algumas opções não convencionais para o profissional de RH, principalmente em organizações onde colaboradores exercem atividades gerais administrativas, o que pode gerar deficiência quanto à relação e desenvolvimento dos recursos humanos na empresa, sendo o papel do profissional de RH de extrema importância como uma base estratégica para a mesma.
Busque sempre por novos conhecimentos, não somente na área de RH para se destacar nesse mercado de trabalho que na realidade não está saturado, mas que possui várias possibilidades de atuação.

Esperamos que essas dicas ajudem você a evoluir em sua carreira no RH.
Foco e Sucesso!

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Ser considerado o melhor aluno da sala não é tarefa…
Cresta Posts Box by CP