skip to Main Content

Como ser um aluno destaque

Ser considerado o melhor aluno da sala não é tarefa fácil, é preciso estar em dia com todas as atividades, ser participativo e ter um bom rendimento escolar. Mas isso é suficiente para ser considerado um aluno destaque?

Veja nesse artigo como ser um bom aluno além das salas de aula.

Aluno destaque

Desde de 1934, foi instituído a partir da nova Constituição Federal Brasileira, que todos teriam o direito à educação.

A partir dessa data aconteceram diversas transformações na estrutura básica de ensino, várias reformas e propostas foram adicionadas com intuito do melhoramento educacional brasileiro.

O Governo começou a analisar o desempenho médio dos alunos através de provas com a finalidade de obter dados da qualidade do aprendizado de cada aluno, região e curso.

As provas foram a solução obtida para padronizar a avaliação, mas não se prenda apenas a isso, existem mais formas de se comprovar que você é um bom aluno.

O bom aluno

Ser um bom aluno não significa ser considerado o melhor da sala, mas não há nada de errado em ser considerado exemplar, pois isso mostra que você está em evidência.

Estar destacado entre tantas pessoas traduz que você tem bons resultados e um boa comunicação, e isso é ótimo, porque muitas portas se abrem para quem tem carisma.

Entretanto, digo que, ser bem comunicativo é essencial, mas também é preciso ter conteúdo e um bom repertório se quiser realmente se destacar não só como o melhor durante o período de curso, mas sim, sempre como um excelente, esforçado e bom estudante.

Você precisa quebrar as limitações da sala de aula e saber que o conhecimento não pode ser contido exclusivamente em cinquenta minutos sentado em uma cadeira com um caderno em sua frente.

Entenda que a sala de aula é um ambiente para você levar suas dúvidas e extrair o máximo do professor, pois ele possui mais conhecimento no que leciona e mais vivência, e de certo sempre terá algo para passar à você.

Tome iniciativa

Algumas pessoas têm facilidade sozinhos estudar conteúdos novos, outras preferem ser conduzidas por um orientador, ou participar de grupos de estudos.

Mesmo que você faça parte desse segundo ou terceiro grupo, se esforce para aprender a buscar o aprendizado sozinho, sem a tutela de um professor.

O aluno destaque não fica evidente apenas em uma sala de aula, sua maestria em aprender o leva à outros lugares com novas oportunidades.

Por isso aprenda a ser um pouco autodidata, ou seja, busque o conhecimento, seja como for, mas busque livremente e alcance a independência educacional.

Caso você tenha dificuldades de estudar sozinho, aqui estão algumas dicas para tornar isso mais fácil.

Organize seu tempo

O tempo é algo muito apreciado nessa contemporaneidade, por isso você precisa criar cronogramas das tarefas, saiba priorizar as essenciais, e sempre pensar que está se organizando para estudar, e isso significa não realizar outras coisas no momento de estudo.

Com o avanço constante da tecnologia, cada vez mais programas são criados para se organizar, veja aqui três aplicativos para organizar seus estudos.

Se desligue do mundo

Estar conectado com as redes sociais no momento de estudo pode  atrapalhar o foco e a concentração para aprender.

Apenas ler sem entender, ou fazer exercícios sem estar focado não adianta, será apenas perda de tempo, pois o cérebro descartará qualquer coisa que você não dê atenção, ele irá considerar a informação desnecessária já que você não estava focado.

Saiba o que estudar

E por último, você precisa saber o que estudar.

Estude o conteúdo proposto no plano de ensino, ele será a base da disciplina, realize a leitura obrigatória e a complementar, a partir disso estabeleça os pontos que acha que precisa aprofundar e busque mais conteúdos, nas internet, livros ou até nas mídias digitais.

Vale também adquirir conhecimento fora da sua área principal de estudo, as pessoas que mais se destacam hoje são aquelas polivalentes e que conseguem ter um abordar diversos assuntos.

Ficou claro como ser o melhor aluno possível?

Lembre-se que é ótimo que você seja o aluno destaque de sua sala de aula, curso ou faculdade, mas se não for, tudo bem. O importante é você sempre aprender conteúdos novos, sempre estudar e superar a cada dia suas limitações.

Fazendo isso você será um aluno destaque.

 

Tiago Ocanha,

Cofundador do RH do Futuro

Publicado em …. de 2018

 

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Os modernos e inteligentes aplicativos para RH facilitam muito a…
Cresta Posts Box by CP