skip to Main Content

Como driblar a crise de concorrência no mercado de RH

O mercado de profissionais da área de recursos humanos apresenta acirrada concorrência, ainda mais na atualidade. Para poder se destacar é necessário apresentar diferenciais.

A crise pela qual está passando o país faz com que exista enorme desafio para profissionais que querem se colocar no mercado de trabalho de RH. Entretanto, esse contexto não deve servir como justificativa para deixar de inovar.

O fato de a área ter muitos concorrentes faz com que seja importante investir no próprio talento, pois o mesmo sempre é um diferencial em qualquer setor. Ainda mais na área de recursos humanos que exige muita sensibilidade.

Mercado de RH oferece oportunidades

Saber ouvir as pessoas é fundamental

É sempre importante estar em contato com o mercado, criar novidades e entender qual é o papel de cada profissional.  Saber obter a visão sobre as pessoas que estão usando o seu serviço é sempre importante para se manter atualizado, bem como saber ouvir e considerar qual é o perfil de exigência do cliente.

Encarar a concorrência como um desafio e com otimismo

Interessante considerar a concorrência como um aspecto positivo e não como um problema. A concorrência pode fazer com que os profissionais da área de recursos humanos se desenvolvam cada vez mais. Graças a essa forma de encarar o desafio será possível conseguir um resultado melhor.

Constante atualização em recursos humanos é fundamental

Existem várias alternativas para o profissional se colocar no mercado RH de uma maneira mais inteligente. Para tanto, deve ser flexível e estar em contato sempre com as novas tecnologias.

Tecnologias e recursos humanos

Hoje em dia quem trabalha com recursos humanos pode desenvolver várias atividades de maneira remota, ao invés de apenas se deslocar para todas as empresas com o objetivo de realizar suas atividades, utilizando-se de câmeras, chamadas de vídeo e outras facilidades oriundas do desenvolvimento tecnológico.

Atuando com a inovação necessária, pode-se aproveitar também as redes sociais, como o Linkedin para o profissional poder desenvolver melhor suas plataformas profissionais. Também podem ser utilizados vários aplicativos.

Atualmente, atividades que eram sempre presenciais, como o recrutamento e a análise curricular, agora podem ser realizadas por  videoconferência.

Análise comportamental à distância

O profissional de recursos humanos conectado com a realidade atual pode desenvolver muitas atividades de maneira inteligente, até para uma entrevista de trabalho. É possível selecionar aspectos positivos e não tão positivos assim por meio de detalhes mesmo sem conhecer a pessoa, por vídeo.

Integrar a área de recursos humanos a outras, como psicologia, é fundamental e significa que essa integração pode ser muito importante para tornar o trabalho cada vez mais eficaz, detalhado e descentralizado.

O profissional inteligente torna a atividade mais agradável para todos e este aspecto é um diferencial. O clima dentro do ambiente de trabalho muitas vezes é decisivo para o futuro da empresa e o profissional do Rh do futuro deve estar atento a isso.

Conexão com finanças e com as leis

É muito importante realizar também o planejamento dentro da empresa, tendo relação com finanças e também com a legislação. Ajustes como, oferecer um salário melhor para um funcionário e desenvolver uma função a mais ao invés de contratar outro, podem ser decisivos para a empresa economizar. Esta capacidade para observar também é papel de quem trabalha com gestão de pessoas.

O processo de recursos humanos serve como um verdadeiro termômetro para a qualidade da empresa no sentido pessoal, não desvinculando a vida pessoal e a vida profissional do funcionário, sendo fundamental que não exista esse tipo de barreira para que a empresa se desenvolva. O gestor de recursos humanos do futuro deve estar atento a essas novidades.

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
É preciso que o estudante esteja bem fisicamente e mentalmente…
Cresta Posts Box by CP